Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Saudade.

Hoje eu falar de uma coisa chata, triste e verdadeira: saudade


Seja de pessoas que estão apenas distantes, de pessoas que eu vi ontem, seja de momentos passados ou de pessoas que já foram, acredito que um dos sentimentos mais verdadeiros que podemos sentir é saudade. São lembranças guardadas na memória que eternizam um momento, uma frase, uma pessoa. Uma vez, um professor me disse que saudade de quem já se foi nada mais é do que egoísmo da nossa parte, pois sentimos falta de alguém não por este alguém fazer um bem ao mundo ou a outras pessoas, e sim por nos fazer bem, nos proporcionar o bem e nos deixar felizes apenas com sua presença. Pois sim, sou egoísta! Vejo a saudade como um belo sinal de que alguém é de mega importância para nós. Digo 'mega' não à toa. Não consigo imaginar alguém ser relativamente importante, ou ter a sua importanciazinha a ponto de nos deixar com saudades. Fazer alguém se sentir bem, hoje, talvez seja mais complexo do que imaginemos. Não me atrevo a definir este sentimento. E não o fiz até agora. Apenas posso afirmar que é um bem e um mal junto não só no coração mas no corpo todo. 


Outro dia, ano passado, um amigo me mandou um link de um vídeo, e eu passarei aqui para vocês. Alguns podem já ter visto, mas aconselho ver de novo. É uma sequencia de três videos e mostram o retorno de soldados para as suas famílias. E um detalhe que me chama a atenção nos três vídeos é que em cada um deles mostra também cachorros, e é de se notar a felicidade incondicional de um pelo outro. 


Nestes vídeos, quando os vi pela primeira vez, imediatamente veio em mente a saudade, a morte e o sentimento de ter novamente alguém próximo a nós relacionados. Me peguei pensando em como seria saber que um dia poderíamos ver, abraçar, sentir novamente alguém que já se foi. Ter a certeza de que um dia este alguém irá voltar. E logo me conformei de que isto não é possível. Então senti de alguma forma cada abraço apertado destas pessoas nos vídeos e uma felicidade por elas. Talvez elas não imaginavam que um dia poderiam te-los de volta.


E como moral da história, quero lembra-los de que ainda estamos vivos! Ainda podemos ver, falar, ouvir, sentir, ter alguém. Ainda temos este poder. E aos nossos queridos que já partiram, temos a certeza de que eles deixaram um pouquinho ou o melhor deles em nós. As boas lembranças que eles nos deixaram é o nosso melhor presente. Porém, vale lembrar que não sabemos até quando estaremos aqui, então, novamente, como costumo dizer sempre em alguns textos, aproveite não a sua vida e sim o seu dia, o agora e não desperdice a oportunidade de dizer a alguém o quanto ele é importante pra você e até agradecê-lo por isso. E o meu muito obrigada aos meu amigos, amores, família e até aos conhecidos de meros 'oi' e 'tchau'. Cada um sabe, ou deve saber, a importância que tem.


P.s.: eu SEMPRE choro ao ver estes vídeos. E sim, já fiz o teste!










Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos... Saudade é um dos sentimentos mais urgentes que existem!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Conversa de bar

Em um bar, surge uma conversa inusitada:
- Garçom, que dose de mentira você tem?
- Temos: eu te amo, nunca vou te deixar, eu quero você comigo, sinto saudades. E temos uma que está saindo bastante: pode confiar em mim. 

Dentre tantas doses e mentiras, eu fico com o que for verdadeiro. O que for verdadeiro e de coração, sem vergonha nem medo. Fico com tudo aquilo que me faz bem e me acrescenta. Sim, acrescenta ao invés de completar. Completos já somos por natureza. Precisamos somente de coisas e pessoas que nos acrescentam. Acrescentar somente, reter jamais! Acredito, de alguma forma, que ainda existem pessoas boas e com um coração bom. De alguma forma ainda acredito nas boas intenções. Discordo de tudo que nos põe para baixo. Sou contra o baixo astral. Que me desculpem Caio Fernando de Abreu e Clarice Lispector, mas suas frases tristes e melancólicas não me enchem os olhos. 

E voltando a conversa do bar...
- Bom, garçom, me sirva então uma dose de abraço, 3 doses de sorriso e de saideira um litro de esperança. Pode deixar que o pagamento é à vista!